poe na mesa decor post especial dia das mulheres v2
poe na mesa decor post especial dia das mulheres v2

O “quê feminino” e a Mesa Posta

Especial Mulheres

A mesa posta nunca esteve tão em pauta…

Nas redes sociais ganhou o espaço que eu realmente gostaria que ela tivesse na vida das pessoas!

São milhares de publicações inspiradoras para instigar esse hábito e outras nem tanto, que visam impor “condições” para uma prática que por si só já é tão simples e quase natural.

Talvez a palavra simples seja o eixo perfeito para entoar nossa conversa e através dela, esmiuçar o verdadeiro sentido de se estar à mesa.

Perceber e exaltar a beleza contida na simplicidade tem uma relação íntima com o feminino. Não… Não que mesa posta seja coisa de “mulherzinha”!

É preciso ter olhos sensíveis e coração puro para transformar o simples ato de arrumar a mesa num dia comum, numa chance perfeita de estreitar laços, fortalecer vínculos e expressar afeto.

Nosso lado feminino – sem querer entrar no âmbito do sexismo, já foi comprovado por estudos científicos que nos fazem ter destaque e habilidades especiais para perceber intenções e sentimentos.

Mas apesar da ciência deixar claro que a atividade cerebral se relaciona com a interpretação das emoções, a experiência humana sofre constantemente influência do meio, da educação e da sociedade.

Detalhes

E é exatamente nesse ponto que a vivência da mesa posta, aliada a graciosidade e a feminilidade que nos tornam únicas, pode trazer frutos quando experimentada de forma leve e prazerosa.

Por exemplo, a escolha cuidadosa da roupa de mesa, a combinação entre os utensílios que serão utilizados, a presença quase que inconsciente de objetos que são verdadeiros tesouros familiares e a intenção explícita do bem querer em cada detalhe…

Flores, cores e sabores são boas armas para quem quer surpreender através da mesa.

Separadamente ou quando combinados de forma minuciosa são capazes de criar experiências e mexer com todos os sentidos daqueles que terão o prazer de desfrutar desse momento.

Pense comigo: Você não precisa de excesso de palavras para dizer o que é óbvio… E sua mesa não precisa ser complexa para proporcionar a real experiência de conexão e união que você deseja!

Se você quer realmente que sua mesa estabeleça uma comunicação com sua família, lembre-se que a simplicidade é sinônimo de sabedoria.

O filósofo chinês LaoTse, já pregava que para alcançar o conhecimento, deve-se acrescentar coisas todos os dias.

Mas, para alcançar a sabedoria, será preciso remover coisas todos os dias.

Talvez aí esteja a enorme diferença entre o conhecimento e a sabedoria. Os dois são importantes, porém uma pessoa sábia é antes de tudo uma pessoa simples

E sim, minha amiga meseira : A elegância mora aí!

Dentro de um universo de possibilidades para tornar a sua mesa um instrumento de comunicação, talvez o segredo esteja em retirar os excessos para que haja simplicidade, clareza e coesão entre utensílios, decoração e propósito!

Dando ênfase que chegar nesse equilíbrio não é privilégio das mulheres…

Não é raro encontrar esse “quê feminino” em homens que fazem da mesa posta um hobby ou um delicioso trabalho.

Posso dizer com tranquilidade que nesses quase 8 anos de @poenamesadecor já vi homens tão talentosos à mesa, quanto mulheres que ainda não descobriram o poder que a mesa posta proporciona.

No meio desses extremos, muita gente despertando para essa prática capaz de resgatar relacionamentos, cuidado mútuo e principalmente amor.

Ana Carla Laraia Risso

Fisioterapeuta especialista em Pediatria de formação. Atualmente sócia da Põe na Mesa Decor.

Deixe um comentário